quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Mãe do vinagre ou scoby?



Olá pessoal.

Blog de cara nova e agora vamos a toda com videos, postagens, fotos, estudos e muito mais.

Esse video eu fiz bem rapidinho só para mostrar uma mãe de vinagre e como ela se parece com o kombucha. É o típico denorex, parece mas não é.

O kombucha faz a fermentação do chá da camélia sinensis com açucar enquanto que a mãe do vinagre se forma a partir de um liquido alcoolizado para transformá-lo em vinagre.

A mãe do vinagre é muito benéfica como o kombucha pois ambos os scobys são fontes de probióticos.

Muitas pessoas me perguntam se é possivel produzir a fermentação da camélia sinensis com a mãe do vinagre ao invés do kombucha. Como eu não tinha a resposta resolvi um dia testar mesmo tendo todos os indícios de que isso não seria asim tão possível. Testado e provado que a mãe do vinagre apesar da aparência não fermenta o cha com açucar, ela precisa de um meio alcoolico não pasteurizado para sobreviver.

Nesse video eu mostro uma mãezona de vinagre, super saudável e que me rendeu um delicioso vinagre que adquiri de uma segunda fermentação que para meu gosto não foi bem sucedida. Em vez de simplesmente descartar eu apenas deixei lá no canto descansando.

Confere o video e se gostar da uma curtida e compartilha para que cada vez mais pessoas possam também conhecer o mundo da fermentação.



Super beijo



Ana Castro







Nenhum comentário:

Postar um comentário