sexta-feira, 1 de abril de 2016

Vitamina P


A vitamina P  vem de frutas cítricas em especial do limão, a vitamina P tem um importante papel, ela permite que a vitamina C não se deteriore tão rapidamente e atua como um acelerador de absorção da vitamina C em nosso organismo. Para uma melhor absorção dessa vitamina devemos utilizar o limão em sua totalidade, ou seja, fazer sucos com a casca e não apenas com a polpa e nem adicionar açucar ao nosso suco, pois o açúcar é um acididificante e anulará todos os benefícios da fruta.

A vitamina P é representada pelos Bioflavonóides e as mais ativas são a citrina, rutina e hesperidina, esses bioflavonóides não são produzidos pelo corpo, logo devemos buscá-los externamente. Apesar do limão ser uma excelente fonte de vitamina P outros cítricos como a laranja, grapefruit, tangerina também a contém mas como no limão devemos fazer uso da casca e entrecasca para uma boa assimilação da vitamina C e P.

Alguns podem estar se perguntando, mas e os pesticidas? como ingerir cascas sem também estar ingerindo agrotóxicos? Devemos analisar que o limão por ser uma planta bem resistente a pragas quase nunca recebe agrotóxicos. O limão de maior produção no país é o tahiti, podemos encontrar esse limão quase que o ano inteiro, mas também podemos fazer usos de outros limões como o galego muito encontrado em feiras livres, normalmente o limão galego vem do fundo de quintal daquele que o vende na feira. Então a melhor resposta para a pergunta sobre os agrotóxicos ainda é: procure as feiras livres (de preferência orgânicas) de sua cidade e com certeza você encontrará um feirante com um saquinho de limão. Aqui em minha cidade só temos uma feira, que acontece apenas uma vez por semana e eu costumo achar limão quase sempre. Dou ênfase ao limão porque sei que é muito mais fácil achar um limão sem pesticida que uma laranja ou grapefruit, além é claro de termos limão em nosso país em abundância. Então bora usar o que temos de melhor.

Em dias onde as pessoas se encontram em pânico por conta de vírus como Zica e H1N1 é de grande importância estar alcalinizando o corpo, mantendo uma alimentação livre de produtos acidificantes. Para isso a informação é imprescindível. A busca pelo conhecimento requer querer e entender que vacinas não resolvem, repelentes não resolvem. O que resolve é a informação baseada na natureza simples e pura. Todas as dúvidas são sanadas quando  entramos em sintonia com o natural e buscamos o conhecimento não dos médicos que são patrocinados pela industria da morte mas quando buscamos o conhecimento milenar da natureza com aqueles que disponibilizam em prol de uma vida PLENA. Pense fora da caixinha por um momento, deixe os medos de lado por uma fração de segundos, no início é difícil mas toda mudança traz o medo e o medo é só uma sensação que não deve ser alimentada, quando alimentamos o medo, ele cresce e nos impede de crescer, mas quando deixamos de alimentar o medo ele se torna fraco e não mais comanda nossa decisão. Decisões quando tomadas com base em medo se tornam prisões invisíveis.

Dica para melhor usufruir da vitamina P.


Quando for utilizar apenas o suco do limão e não souber o que fazer com a casca, NÃO JOGUE FORA, pique groseiramente as cascas e dê uma moída no liquidificador para dar uma leve triturada, disponha essa mistura triturada em assadeiras de vidro ou cerâmica e leve ao sol para desidratar. Quando já estiver seca, volte ao liquidificador (tomando o cuidado do aparelho estar bem sequinho) e triture para que todo o limão desidratado vire um pó. Passe por uma peneira e guarde em recipientes de vidro secos e esterilizados. Toda vez que for fazer uma vitamina ou suco pode-se adicionar uma colher de chá ou mesmo polvilhar um pouco do pó em sua comida.

Obs: Para juntar limão suficiente para bater no liquidificador, podemos guardar as cascas do limão em geladeira imersos em água por até 3 dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário