quarta-feira, 22 de abril de 2015

As flores do meu jardim



Muitas dúvidas pairam na cabeça de amigos que me perguntam que flores comer, vou listar algumas que conheço e que aqui na região são muito fáceis de se achar, é só dar uma caminhadinha pelo bairro ou mesmo dar uma olhada no quintal com olhos mais receptivos.

Damiana ou Albina

Tenho aos montes aqui em casa, adocicada, ótima pura ou em salada.




Hibisco comum

Virei uma papa hibisco desde que provei esta iguaria, adocicada, maravilhosa em tudo. Das folhas faço salada.




Malvavisco

Tão gostoso quanto o hibisco, como da mesma maneira. Delicia.






Dente de leão

Ainda não esperimentei. A caça da flor.




Cosmos

Já experimentei e achei um tanto amargo.





Pata de vaca

Ainda não experimentei.






Girassol

Ainda não experimentei




Flor de trevo

Delicia. Sem palavras. Das folhas e caule podemos fazer uma deliciosa geléia.




Flor de saião

Esperando meu saião florir.




Flor da falsa serralha ou pincel de estudante

Ainda não experimentei.





Margarida

Ainda não experimentei




Maria sem vergonha

Não me agradou muito ao paladar. Acho que preciso provar mais vezes.




Rosas

As rosas rosas e vermelhas são adocicadas, a que tenho aqui em casa é de cor salmão e seu gosto é mais para o azedinho mas bem sutil.



Maracujá

 Doida pra ver o meu florir.


Todas essas flores e muitas outras são comestiveis mas é preciso cuidado ao sair por aí experimentando todo tipo de flor que encontra na casa alheia, algumas são tóxicas, por isso só coma se tiver certeza da flor que vai colher. Muito legal ter livros que falam do assunto, eu recomendo os seguintes guias:

-Plantas Alimenticias não Convencionais no Brasil (PANCs)
Editora: Plantarum
Autor: Valdely Kinupp e Harri Lorenzi
*Este livro em particular é maravilhoso pois além de informar ainda trás receitas poduzidas e muitas vezes criadas pelo próprio autor.

-Plantas Medicinais no Brasil
Editora: Plantarum
Autor: Francisco de Abreu Matos

-Plantas Tóxicas
Editora: Plantarum
Autor: Vários

No site da plantarum é possivel ver muitos outros a venda                            http://www.plantarum.com.br/


*Todas essas fotos foram tiradas da internet


Gratidão
Beijos1000

Ana Castro



Nenhum comentário:

Postar um comentário